Cachalote, grande obra de graphic novel

Uma das coisas boas que aconteceram em 2010 foi o fato de eu finalmente ter adentrado no mundo das graphics novels.

Não sou nenhuma expert no assunto, MUITO longe disso, mas tenho me apaixonado cada vez mais por esta arte, onde quadradinhos ilustrados e balõezinhos textualizados, contam histórias belíssimas que me fazem mergulhar de corpo e alma.

Ontem terminei de ler Cachalote, de Rafael Coutinho e Daniel Galera. Poderia tê-lo lido em apenas um dia, mas de cara a leitura me surpreendeu tanto que fiz questão de ir “degustando” aos poucos a vida dos personagens.

O livro relata 06 histórias de forma não linear e o ritmo que essas histórias são contadas, fizeram com que a leitura ficasse mais empolgante ainda, onde em vários momentos me via voltando páginas para relembrar fatos. Em outros momentos me via parada, observando atentamente um único quadradinho, onde somente figuras o preenchiam, sem nenhum texto, mas com uma enorme quantidade de informação e sentimento.

Antes de ganhar o livro de presente, li uma critica maravilhosa falando que basicamente as histórias tratam de um certo tipo de distância, fato que assino embaixo. Mas acrescento também uma outra percepção, a solidão. Uma solidão proposital, onde cada personagem faz questão de mantê-la, e por isso acredito que a distância tão presente nas relações se dá ao fato de cada um se manter tão só.

Não quero me alongar muito, o meu desejo é que você leia de coração aberto para que tenha suas próprias percepções e conseqüentemente, reflexões, fato que tenho certeza, ter sido o principal objetivo dos autores.

Ah, tenho certeza que você irá se identificar com pelo menos um dos personagens.

3 pensamentos sobre “Cachalote, grande obra de graphic novel

    • eu que já terminei de ler, ainda processo alguns casos vividos nele, e acho que por um bom tempo encontrarei semelhanças em vidas que cruzo…

Deixe um comentário

