Leitura sonora

Muitas vezes um dos momentos mais agradáveis de nossas vidas é quando lemos um bom livro. É bom deixar nossa imaginação fluir, sentir nosso coração palpitar, e até nossos olhos lacrimejarem. É claro que não é sempre assim, não é toda vez que temos a sorte de ler algo legal ou que faça alguma diferença em nossas vidas. Mas você já pensou que só pelo fato de termos a oportunidade de ler algo, já nos tornamos livres, poderosos? E se não pudéssemos ler?

Pensando nisso existem os audiobooks, onde as histórias são lidas para alcançar o ouvido de deficientes visuais e analfabetos, dando a eles a mesma oportunidade de mergulharem em mundos desconhecidos.

Estes audiobooks ainda precisam ser aperfeiçoados, alguns são lidos de forma fria e não possuem efeitos sonoros, deixando a “leitura” menos agradável. Mas acredito que aos poucos estes produtos amadureçam.

Existem algumas audiotecas físicas e virtuais e uma delas é a Audioteca Sal e Luz, uma ONG que fica no Rio de Janeiro e que possui um acervo de mais de 2.700 áudios. Além de emprestarem, eles também produzem os livros falados.

Uma outra iniciativa legal é da enciclopédia colaborativa Wikipédia, que tem como objetivo transformar artigos em áudio no projeto Wikipédia Audível.

Recebi hoje por e-mail uma daquelas correntes para divulgar um trabalho deste, enfim, esta é minha singela maneira de propagar esta ideia.

Divulgue você também, para apoiarmos e ampliarmos iniciativas bonitas como estas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s