Você imagina como era o 3D em 1972?

Você imagina como era o 3D em 1972?

Bom, vou começar a explicar isso para vocês falando de um cara chamado Ed Catmull. Não sei se vocês já ouviram falar dele, mas aplausos, porque o cara está anos luz à nossa frente!

Quando jovem, ele foi animador na LucasArts, uma empresa americana de desenvolvimento de jogos para computador e videogames. O nome da empresa vem de um tal de Geroge Lucas…  clica aí no nome dele pra saber que pouquinho influente o cara é. ;)

Bom, a LucasArts faz pouca coisa também… ( ironia mode: on ) uns jogos de bobos de ação, como por exemplo, os primeiros jogos do Atari e hoje todos os jogos das séries Lego, Star Wars e Indiana Jones com todas as versões que existem, rs…

Bom, voltando ao Ed Catmull, atualmente esse cara é só o fundador da Pixar e Presidente da Pixar e Walt Disney Animation Studios. ( Tio, quer me adotar?? )

Falado isso, apresento agora para vocês um trabalho da faculdade desse Ed Catmull. É um vídeo, feito em parceria com Fred Parke (atualmente um renomado professor deVisualizações Científicas na Universidade de Texas A&M), para a Universidade de Utah. Um curta com cerca de 20 segundos de render que reproduz os movimentos da mão do Ed Catmull.

Olha isso:

 

Afe Audrey, eu faço melhor que isso!! Eu acredito que hoje você faça isso com facilidade, baby, mas o cara fez isso em 1972!!! Nessa época, os computadores eram de 200 Khz em 8 bits!!!

Bom, essa bobeira feito pelos caras foi descoberta por um produtor de Hollywood, que estudou a técnica e revolucionou todo o mercado gráfico que conhecemos hoje. Esse vídeo é a base do que sabemos hoje sobre renderização, moldagens e desenvolvimentos 3D e o Sr. Ed Catmull é considerado o inventor da técnica Z-Buffer, o que faz os planos de profundidades no 3D.

Não acreditaram em mim lá no começo do post, não é? Então agora sim, palmas pro cara porque ele merece!! (clap, clap, seu Ed!)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s